Tabela de conteúdos

MODIFICADORES E DIFICULDADES

REGULAR E DIFÍCIL

Todas as Perícias e Conhecimentos possuem valores REGULAR e DIFÍCIL. Isso significa que quando se tratar de um Teste com Dificuldade Regular, terá sucesso o jogador que rolar um valor igual ou menor ao valor da Perícia, Conhecimento ou Reflexo

Quando o Teste tiver a Dificuldade Difícil, é preciso rolar um valor correspondente a metade do valor final da Perícia, Reflexo ou Conhecimento. Assim, portanto, um personagem que tenha um Perícia 60%, terá o valor Difícil em 30%, ou seja, ele precisará tirar 30% ou menos na rolagem.

A MARGEM DOS 10%

Universo RPG conta com uma mecânica que traz mais elementos narrativos a partir de rolagens. É a Margem dos 10%. É uma mecânica opcional, mas recomendada.

Basicamente, a Margem dos 10% trata de qualquer rolagem que corresponda a 10% no Número Alvo, arredondado para baixo. Ou seja, se o personagem tem 78% em uma Perícia, considera-se que sua Margem dos 10% seja 7 (78 arrendondado para 70, depois dividido por 10). Quando um jogador alcançar esta marca em uma rolagem, ele terá conseguido um Sucesso Espetacular, que pode permitir conquistas muito maiores que aquelas registradas no Nível de Dificuldade.

O SUCESSO SUPREMO

Para todos os efeitos, o Sucesso Supremo é alcançado sempre que, em qualquer rolagem, um jogador role 01%, ou seja, o dado da dezena em 0 (zero) e o dado da unidade em 1 (um). Neste caso, ele terá conseguido um Sucesso Supremo, que lhe garantirá sucesso até mesmo no mais difícil dos testes e um sucesso supremo nos testes mais ordinários.

DICA PRA O NARRADOR: considere o que o personagem tentava fazer e sua margem de dificuldade para garantir o sucesso. Se a Ação tinha o Nível Difícil por padrão, considera-se o Sucesso Supremo (ou seja, o mais difícil de se conseguir, na mais difícil das situações). Caso o sucesso de 01% seja conseguido em um Teste de Dificuldade Normal, considera-se um Sucesso Maior, com mais benefícios que um Sucesso Normal.

USANDO NÍVEIS DE DIFICULDADE

É sempre importante para o Narrador considerar os NÍVEIS DE DIFICULDADE para definir as dificuldades dos Testes dos jogadores. Quando o personagem tenta fazer algo que é muito fora da curva de seu personagem, o Narrador pode exigir dele um Sucesso em Difícil. Ou seja, se um personagem tem Perícia 50% e o narrador disser que determinada ação só pode ser executada como Difícil, então o número alvo do personagem passa a ser 25% (metade do valor normal).

Por exemplo, o Engenheiro Thomas Crattys pretende reparar um motor de uma nave antiga, encontrada em um planeta distante. Apesar do veículo ter sido construído por humanos, a tecnologia usada é muito antiga para os padrões conhecidos por Thomas. Neste caso, o narrador pode exigir que ele faça o teste de Reparo como Difícil. Ou seja, seu valor de Mecânica de 64% agora será considerado como 32% para efeito dos testes.

MODIFICADORES E TESTES

Todo e qualquer Modificador deve ser somado ANTES de toda e qualquer mensuração de Nível de Dificuldade. Ou seja, se um Personagem tem Psicologia 64% e por sua profissão ele recebe um bônus de 2%, este modificador positivo deve ser somado antes de ser traçado o valor do Teste Difícil. Ou seja, o valor Difícil é (64% + 2% ) / 2. Isto é, 64 somado a 2 e, só depois, o valor final da soma será dividido por 2.

No caso acima apresentado, o Teste Difícil seria de 34%.