Medição da Radiação: Em Universo RPG a Radiação Cósmica é medida em URC (Unidades de Radiação Cósmica). Sem exposição o valor da URC é 0 (zero). Exposição leve equivale a marcação de 1 URC a 10 URC. Exposições moderadas vão de 11 URC a 39 URC. Exposição gaves vão de 40 a 60 URC. Medidas acima de 61 URC são consideradas com grande probabilidade de serem fatais.
Exposição Gradual: Durante a missão, os personagens serão expostos à radiação em determinados momentos. O Mestre do Jogo (GM) controla essas exposições e as atribui como parte da narrativa. Isso pode ocorrer em intervalos predefinidos ou em situações específicas.
Proteção: Os personagens têm trajes espaciais que oferecem proteção contra radiação. Cada traje tem uma classificação de “Resistência à Radiação” que reduz a quantidade de UR que os personagens recebem quando expostos à radiação.
Exposição e Riscos: Quando os personagens são expostos à radiação, o GM atribui uma quantidade de URC com base na situação.
Limite de Exposição: Um limite seguro de exposição à radiação é a Exposição Leve. Acima de Leve, já há impactos na saúde humana e em equipamentos eletrônicos sensíveis.
Consequências: Personagens expostos a URC Moderada ou Grave precisam passar em Testes de Resistência. Falhas podem culminar em danos à saúde, com perda de habilidades, por exemplo.
Decisões Estratégicas: Os personagens devem tomar decisões estratégicas sobre como lidar com a exposição à radiação. Eles podem optar por usar escudos de radiação, buscar abrigo, interromper a missão ou administrar tratamentos médicos.
Tratamento Médico: Personagens que excederam o limite seguro podem receber tratamento médico para reduzir os efeitos da radiação. Isso pode ser feito por um médico da equipe com habilidades médicas adequadas.
Recuperação: Personagens expostos à radiação precisam de tempo para se recuperar após a missão. O tempo de recuperação depende da quantidade de URC acumulada. Considere a recuperação de acordo com o nível de URC.
Variação Espacial: Considere que a radiação pode variar dependendo do local no espaço. Alguns lugares podem ser mais seguros, enquanto outros são mais perigosos, adicionando complexidade às decisões dos personagens.