[ seção em fase de aprimoramento ]
Todos os venenos têm um valor de potência (POT) que é comparado com o CON de um personagem envenenado na tabela de resistência (veja 3.4. A Tabela de Resistência). O dano causado pelo veneno sempre afeta os pontos de vida ou uma ou mais características. Se o veneno superar o CON de um personagem, então sua POT completa é causada como dano em seus pontos de vida totais ou uma característica especificada é reduzida. Se o veneno não superar o CON do personagem, ele terá um efeito menor - geralmente isso significa que a metade da POT do veneno (arredondada para cima) é sofrida como dano nos pontos de vida da vítima ou em uma característica.
O dano causado pelo veneno geralmente não é sofrido no mesmo round de combate em que um personagem é envenenado. O atraso antes que o dano do veneno entre em efeito depende do veneno. A menos que seja especificado de outra forma pelo mestre do jogo, o atraso é de três rounds de combate para venenos de ação rápida, ou três rodadas completas para venenos mais lentos.
Dependendo do tipo de veneno, o mestre do jogo pode permitir um teste de Sentido para detectar a presença do veneno, se ele estiver sendo administrado a um personagem, disfarçado em comida ou bebida. Se ingerir mais de uma dose de veneno, a vítima deve fazer testes de resistência separados para cada uma: duas doses de um veneno com POT 10 não são o mesmo que uma dose de um veneno com POT 20.
Quase todos os venenos têm antídotos. Todos os antídotos têm uma classificação de POT, assim como os venenos. Se um personagem tomar o antídoto de um veneno dentro de seis rodadas completas antes de ser envenenado, a POT do antídoto é subtraída da POT do veneno antes de calcular o dano. Um antídoto para um tipo de veneno pode fornecer um benefício reduzido mesmo quando usado com o tipo de veneno errado, a critério do mestre do jogo.
Ao contrário do veneno, múltiplas doses do mesmo antídoto não têm efeito e são aplicadas aos efeitos do veneno de forma individual.