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DESTINO
(Perseverança + Intuição) / 2
DESTINO é uma característica essencial que representa o destino e a orientação de um personagem em meio às incertezas do espaço sideral. Ela desempenha um papel crucial nas escolhas e nos eventos que moldam a jornada de cada personagem, influenciando seu caminho e seu destino no vasto universo.
O que representa DESTINO?
DESTINO é uma característica que encapsula a capacidade de um personagem de perseverar diante de desafios e confiar em sua intuição para tomar decisões cruciais. Ela reflete a resiliência emocional, resistência física e até mesmo a sorte que guiam um personagem em momentos cruciais da aventura. Veja alguns exemplos de como a característica DESTINO pode ser aplicada:
- Resiliência diante de Adversidades: Imagine que a tripulação de uma nave espacial enfrenta uma série de desastres, desde avarias críticas até conflitos internos. A característica DESTINO influencia quão bem um personagem enfrenta essas adversidades com perseverança, mantendo-se focado em seus objetivos.
- Enfrentando a Morte: Pode haver situações em que o personagem dependerá de um 'toque do destino' para escapar de um grande perigo. Nessas ocasiões, um personagem pode recorrer ao Destino para se desvencilhar de um destino horrível.
- Navegação pelo Desconhecido: Durante a exploração de um sistema estelar desconhecido, o personagem com alta característica DESTINO pode confiar em sua intuição para escolher o próximo destino e evitar perigos ocultos.
Por que DESTINO é derivado de Perseverança e Intuição?
A característica DESTINO é calculada como a média entre os valores de Perseverança e Intuição divididos por 2. Isso faz sentido porque esses dois Reflexos desempenham papéis fundamentais na capacidade de um personagem de enfrentar as incertezas do espaço:
- Perseverança: Representa a resiliência emocional do personagem, sua capacidade de persistir diante de obstáculos e de lidar com situações de estresse e desespero.
- Intuição: Reflete a capacidade do personagem de tomar decisões instintivas e confiar em sua orientação interior em momentos cruciais. A característica DESTINO, resultante da média entre esses dois Reflexos, proporciona um equilíbrio entre a resiliência emocional e a orientação intuitiva de um personagem, moldando seu destino e influenciando o curso de sua jornada no vasto cosmos.
Pontos de DESTINO (PD): Sua Reserva de Determinação
Quantidade de Pontos de Destino = DESTINO x 2
Em Universo RPG, os Pontos de DESTINO são uma reserva valiosa de determinação e sorte que os personagens acumulam ao longo de suas jornadas. Eles refletem a habilidade de um personagem em perseverar diante dos desafios do espaço sideral e confiar em sua intuição em momentos críticos. Aqui está como os Pontos de DESTINO funcionam:
Cálculo dos Pontos de DESTINO:
- Os Pontos de DESTINO são calculados dividindo o valor de DESTINO do personagem por 2 (arredondado para cima). Por exemplo, se um personagem tem um valor de DESTINO de 51, ele terá 26 Pontos de DESTINO à sua disposição (25,5 arredondado para cima).
Usando Destino:
- Evitar a Morte Certa: Esvaziando todo seu Pool (reserva) de Pontos de Destino, o personagem pode evitar a morte certa. Esse uso precisa ser aprovado pelo Narrador e seu uso é apenas em situações de morte realmente certa. Importante: a quantidade de PDs usada precisa ser superior a 50% da o valor total, ou seja, se personagem tiver 48 PD, ele precisa ter, pelo menos 24 pontos disponíveis.
- Repetir um Teste Crítico: Se um teste importante falhar e as consequências forem graves, um personagem deve gastar 10 PD para repetir o teste.
- Conseguir Informações Cruciais: Em situações em que a falta de informações pode ser fatal, um personagem pode gastar uma quantia moderada de seus pontos de DESTINO para obter insights ou pistas valiosas sobre o que está acontecendo. Custo: 8 PD.
- Recuperar Recursos Vitais: Se um personagem se encontrar sem suprimentos, munição ou outros recursos essenciais, ele pode gastar uma 4 PD para encontrar uma pequena fonte inesperada de suprimentos. A critério do narrador.
- Escapar de Armadilhas Mortais: Quando preso em uma situação de armadilha mortal, um personagem pode gastar 6 PD para encontrar uma maneira engenhosa de escapar sofrendo ferimentos e demais consequências.
- Qualquer Teste de Reflexos: Usar Pontos de Desitno para rolar novamente um Teste de Reflexos, que envolve reações rápidas e evasões de perigos iminentes. Custo: 6 PD.
- Conhecimentos: Testes relacionados a Conhecimentos envolvem resolução de quebra-cabeças, pesquisa ou análise de informações. Usar DESTINO nesses testes é uma opção padrão e representa a capacidade de um personagem de usar seu conhecimento para superar desafios. Pode-se usar os PD para rolar novamente o teste. Custo sugerido: 6 PD.
- Perícias: Perícias são habilidades treinadas que envolvem execução de tarefas específicas, como pilotar uma nave, atirar com precisão ou realizar acrobacias. Pode-se usar os PD para rolar novamente o teste. Custo 6 PD.
- Liderança Inspiradora: Usar Pontos de DESTINO para inspirar e liderar eficazmente um grupo de aliados em uma situação crítica. Custo: 6 PD.
- Ação Heroica Desesperada: Usar Pontos de DESTINO para realizar uma ação heroica aparentemente impossível, como desarmar uma bomba no último segundo ou realizar um ato de coragem extrema. Custo: 50% do Pool de Destino.
Recuperando Destino
É importante que os personagens tenham a oportunidade de recuperar Pontos de DESTINO ao longo da narrativa para manter o equilíbrio e permitir que os jogadores tomem decisões estratégicas sobre o uso dessa característica valiosa. Aqui estão algumas maneiras de permitir que os personagens recuperem Pontos de DESTINO:
- Descanso e Recuperação: Após um período de descanso prolongado, como uma noite de sono completa ou um período de recuperação em uma instalação segura, os personagens podem recuperar alguns de seus Pontos de DESTINO. Isso reflete a renovação das energias e da determinação. Recupere 4 PD.
- Conquistas Heróicas: Quando os personagens realizam ações extraordinárias, superam desafios significativos ou alcançam metas importantes na narrativa, eles podem ser recompensados com Pontos de Destino como um reconhecimento de suas realizações. Recupere 6 PD (não recupera se a conquista for resultado do uso de Pontos de Destino).
- Resolução de Arcos de História: Quando os personagens concluem com sucesso arcos de história significativos ou resolvem tramas pessoais, eles podem ganhar Pontos de DESTINO como parte da recompensa pela narrativa bem-sucedida. Recupere 4 PD.
- Contribuições Criativas: Incentive os jogadores a contribuírem criativamente para a história, seja através de interpretação de personagens, desenvolvimento de enredos secundários ou soluções inteligentes para problemas. Como recompensa, eles podem receber Pontos de DESTINO. Recupere entre 2 e 6 PD.
- Alianças e Recursos: Se os personagens estabelecerem alianças significativas com facções ou grupos poderosos, essas alianças podem fornecer recursos, incluindo Pontos de DESTINO, para apoiar seus aliados. Recuperação de Destino variada.
- Missões e Objetivos Secundários: Ao longo da narrativa, os personagens podem receber missões secundárias ou objetivos especiais que, quando concluídos, concedem Pontos de DESTINO como recompensa adicional. Recupere 2 PD.
- Jogadas de Destino: Periodicamente, durante a narrativa, os mestres do jogo podem solicitar que os jogadores façam “Jogadas de Destino”. Estas jogadas geralmente são realizadas em situações chave, como antes de se iniciar um ataque ou uma missão, por exemplo. Para tanto, considera-se um Teste com Dificuldade igual ao Valor Atual de Destino. Caso o personagem role número igual ou menor que o Valor Atual de Destino, ele recupera 1d10+2 PD. Importante ressaltar que quando o narrador usar este recurso, ele será aplicado a todos os jogadores.