Universo RPG

Um RPG para o Univserso

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


doencas

DOENÇAS

Doenças Leves

Se um personagem estiver exposto a uma doença leve, como um resfriado forte ou uma gripe leve, ele deve fazer um Teste de Resistência (CON×5) para ver se contraem a doença. O sucesso significa que a doença é evitada, enquanto o fracasso significa que o personagem contrai a doença. Para uma doença leve, a gravidade da doença deve custar apenas 1 ou 2 pontos de vida ao longo de alguns dias. Na manhã do segundo dia em que o personagem sofre de uma doença leve, role um teste contra o valor de CON×2. Se a rolagem for bem-sucedida, o personagem se recupera. Se a rolagem falhar, a doença persiste por mais um dia. Na manhã do terceiro dia, role contra o valor de CON×3, continuando aumentando o multiplicador pela rolagem até que a doença seja finalmente superada.

O personagem deve descansar e ser cuidado enquanto se recupera de uma doença. Condições menos ideais (aventuras, combate, ambiente hostil, etc.) reduzem este teste de características em um múltiplo por cada condição desfavorável, a critério do mestre do jogo. Como guia geral, se o teste de recuperação seria CON×5, reduza-o para CON×4 se o personagem não estiver em casa na cama, reduza-o para CON×3 se estiver caminhando na selva, reduza-o para CON×2 se estiver envolvido em atividade extenuante e reduza-o para CON×1 se já estiver sofrendo de outras lesões.

Atenção médica pode ser útil, mas o personagem deve se recuperar naturalmente ao ter sucesso em um teste de CON conforme descrito acima. A critério do mestre do jogo, o uso bem-sucedido da habilidade de Medicina pode aumentar o múltiplo de CON em um ou mais passos. Outros poderes e/ou equipamentos podem ajudar contra doenças, em grau determinado pelo mestre do jogo.

Doenças Graves

Uma doença grave, como uma Peste Espacial, pode atacar qualquer característica, mas a maioria das doenças atacará CON ou pontos de vida diretamente. Doenças extremamente poderosas podem até infligir 1 ou 1D3 pontos de vida por hora, o suficiente para matar um humano médio em oito horas. Os sintomas variam muito. Doenças menores podem infligir 1 ponto de vida por dia, ou por semana, junto com a perda de pontos de características. Consulte a tabela de Gravidade da Doença abaixo para verificar quantas vezes o personagem falhou no teste de CON.

GRAVIDADE DE DOENÇAS

FalhaEfeitos da Doença
0Nenhum
1Leve: Perda de 1 ponto de característica por semana
2Aguda: Perda de 1 ponto de característica por dia
3Grave: Perda de 1 ponto de característica por hora
4+Terminal: Perda de 1 ponto de característica por minuto

O primeiro ponto de característica é perdido quando o personagem inicialmente contrai a doença (falhando na primeira rolagem). Cada perda subsequente é adicionada ao total sempre que um teste de CON é feito para superar a doença.

O tipo de doença determina quais pontos de características são perdidos. Quando um personagem chega a 0 em uma característica, eles morrem. A critério do mestre do jogo, algumas doenças podem afetar várias características e ter outros efeitos também.

A cura natural, tratamento médico, descanso, aconselhamento, reabilitação, etc., podem restaurar esses pontos de características perdidos à taxa de 1 por semana, uma vez que o personagem esteja livre da doença.

doencas.txt · Última modificação: 17/04/2024 17:23 por aadmin

Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki