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VIAJANDO PELO ESPAÇO

Há várias formas de se viajar pelo Espaço. Quando operando naves possuidoras de motores especiais, como os Motores de Dobra e Hiperpropulsores.

Para fazer esta viagem o Personagem deve ser bem-sucedido em um teste de Operar Naves contra dificuldades circunstanciais relatadas pelo Narrador. Alguns tipos de viagem oferecem mais desafios e diminuem as chances de se completar corretamente a viagem.

Todo personagem que não possuir o Talento: PILOTO FTL recebe, obrigatoriamente e automaticamente, uma penalidade entre -20% e -30% no teste. Isso não o impede de queimar Pontos de Destino para corrigir um erro gravíssimo.

QUALIFICAÇÕES DE PILOTOS FTL

Valores referentes a acréscimos ou decréscimos nos Testes de Perícia relacionados.

  • Qualificação 0: -30 a -20
  • Qualificação 1: -10
  • Qualificação 2: 0
  • Qualificação 3: +5
  • Qualificação 4: +10

VIAGENS FTL

  1. Potência do Hiperpropulsor: A potência do hiperpropulsor pode ser um fator chave. Quanto mais poderoso for o hiperpropulsor, mais fácil será atravessar distâncias no espaço, mas também pode ser mais difícil de controlar.
  2. Precisão de Cálculos de Navegação: A precisão dos cálculos de navegação é essencial para entrar e sair de hiperespaço de forma segura. Parâmetros como a precisão do computador de bordo ou a habilidade do piloto em realizar esses cálculos podem afetar o sucesso.
  3. Estabilidade da Nave: A estabilidade da nave durante a ativação do hiperpropulsor é importante. Problemas de estabilidade podem resultar em trajetórias imprecisas ou em riscos de colisão com objetos no espaço.
  4. Condições do Espaço: As condições do espaço ao redor da nave podem desempenhar um papel. Por exemplo, campos gravitacionais intensos, a presença de campos de detritos ou radiação espacial podem dificultar as viagens hiperespaciais.
  5. Consumo de Energia: O hiperpropulsor pode consumir grandes quantidades de energia. A gestão eficiente de recursos energéticos pode ser um fator crítico.
  6. Distância a Percorrer: A distância que o jogador precisa percorrer pode afetar a dificuldade do teste. Viagens de longa distância podem ser mais desafiadoras do que viagens curtas.
  7. Ameaças no Hiperespaço: No hiperespaço, podem existir ameaças como criaturas interdimensionais ou outros perigos. Lidar com essas ameaças pode tornar o teste mais difícil.
  8. Tecnologia de Auxílio: Itens ou dispositivos de tecnologia de auxílio podem facilitar o teste. Por exemplo, um “computador de navegação hiperespacial avançado” poderia aumentar a precisão das viagens hiperespaciais.
  9. Nível de Experiência do Personagem: A experiência do personagem como piloto ou navegador hiperespacial pode ser um fator. Personagens mais experientes podem ter mais facilidade em realizar viagens bem-sucedidas.
  10. Condições de Emergência: Criar a possibilidade de situações de emergência, como falhas no hiperpropulsor ou problemas inesperados no hiperespaço, pode adicionar desafio aos testes.

Definindo um Teste de Viagem FTL:

O Piloto, ao usar Operar Naves, soma ou subtrai dados de acordo com a tabela abaixo:


Potência do Hiperpropulsor
Baixa: -5
Média: 0
Alta: +5
Precisão dos Cálculos de Navegação
(Teste de Navegação)
Dif: +15 a +20
Reg: +0 a +10
Falha: -5 a -15

Estabilidade da Nave
Normal: 0
Danificada: -5
Muito Danificada: -10

Condições do Espaço
Conhecidas: 0
Desconhecidas: -10

Distâncias
Regional: 0
Setorial: -5
Multisteroial: -10 / -15
Tecnologia de AuxílioNão Viável: -5
Viável: +5


Experiência do Piloto
Qualificação 0: -30 a -20
Qualificação 1: -10
Qualificação 2: 0
Qualificação 3: +5
Qualificação 4: +10

Soma-se os parâmetros acima e são subtraídos ou somados no Valor do Teste de Navegação para o jogador. Ele então deve tirar um valor abaixo daquele.

Por exemplo: um personagem possui Operar Naves: 45%. Ele fará a viagem em uma nave de Potência Baixa (-5), com cálculos de navegação precisos (+10), com a nave em estabilidade normal (0), para um espaço de condições desconhecidas (-10), a uma distância setorial (-5), com Tecnologia de Auxílio (+5) e Qualificação Nível 2 (0).

Somando-se os valores acima temos: -5. Ou seja, o Piloto fará o Teste de Viagem Hiperespacial (Teste FTL) usando o valor de 40% (resultado de 45% - 05%).

Sucessos e Fatores de Randomicidade

  • Sucesso Difícil: Sem efeitos de randomicidade.
  • Sucesso Regular: Sorteio de 1 Efeito de Randomicidade com 2 números em 1d10.
  • Falha: Efeitos de Falha eSorteio de 2 Efeitos de Randomicidade em 4 números no 1d10.
  • Falha Catastrófica: Efeitos de Falha Catastrófica e Sorteio de 2 Efeitos de Randomicidade em 6 números no d10 e mais um efeito automático.

Se o jogador for bem-sucedido no teste, significa que a viagem acontecerá corretamente. Se o personagem for mal-sucedido no teste, o narrador sorteia Randomicidades de Viagem FTL para a nave.

Toda viagem hiperespacial precisa de Dados de Navegação para ser feita. Se algum jogador fizer o Teste de Navegação e for bem-sucedido, ele pode ajudar o Teste de Viagem com valores entre -05 e +20, à critério do narrador.

FATORES DE RANDOMICIDADE

Esses fatores de randomicidade são aplicados durante a viagem ou na chegada, a critério do narrador. Alguns exemplos abaixo:


Desperdício de combustível

Distúrbios mentais

Tripulação com efeitos corporais

Falhas generalizadas

Histeria coletiva

Danos médios à nave

Danos graves à nave

Mutações a bordo

Doenças a bordo

Perda de alimentos e água

Perda de itens em estoque

Alarmes ativados

Armamento paralisado

Sem escudos

Personagens feridos

Personagens insanos

Dificuldades na comunicação

Criatura a bordo

Viagem no tempo acidental

Cópia de objetos

Cópia de pessoas

Cópia de toda a nave

Enigma cósmico

Contato com Entidade

Contato com criatura alienígena

Perda de memória coletiva

Perda de memória individual

Alucinações

Tripulação envelhece

Tripulação rejuvenesce

Tecnologia abandonada

Asteroide à deriva

Local errado

Inversão de gravidade temporária

Artefato alienígena

Espaço-Vazio

Pesadelos coletivos

Fenda espacial

Sonambulismo

Inversão de Personalidade

Estação espacial abandonada

Desintegração molecular

Símbolos cósmicos

Inteligência Artificial Insurgente

Abdução alienígena

Nave fantasma

Percepção alterada

Viajantes espaciais

Vírus de Computador

Energia viva

Fenda do Conhecimento

Os efeitos são cumulativos.

viajando_pelo_espaco.txt · Última modificação: 14/09/2023 01:59 por aadmin

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