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VIAJANDO PELO ESPAÇO
Há várias formas de se viajar pelo Espaço. Quando operando naves possuidoras de motores especiais, como os Motores de Dobra e Hiperpropulsores.
Para fazer esta viagem o Personagem deve ser bem-sucedido em um teste de Operar Naves contra dificuldades circunstanciais relatadas pelo Narrador. Alguns tipos de viagem oferecem mais desafios e diminuem as chances de se completar corretamente a viagem.
Todo personagem que não possuir o Talento: PILOTO FTL recebe, obrigatoriamente e automaticamente, uma penalidade entre -20% e -30% no teste. Isso não o impede de queimar Pontos de Destino para corrigir um erro gravíssimo.
QUALIFICAÇÕES DE PILOTOS FTL
Valores referentes a acréscimos ou decréscimos nos Testes de Perícia relacionados.
- Qualificação 0: -30 a -20
- Qualificação 1: -10
- Qualificação 2: 0
- Qualificação 3: +5
- Qualificação 4: +10
VIAGENS FTL
- Potência do Hiperpropulsor: A potência do hiperpropulsor pode ser um fator chave. Quanto mais poderoso for o hiperpropulsor, mais fácil será atravessar distâncias no espaço, mas também pode ser mais difícil de controlar.
- Precisão de Cálculos de Navegação: A precisão dos cálculos de navegação é essencial para entrar e sair de hiperespaço de forma segura. Parâmetros como a precisão do computador de bordo ou a habilidade do piloto em realizar esses cálculos podem afetar o sucesso.
- Estabilidade da Nave: A estabilidade da nave durante a ativação do hiperpropulsor é importante. Problemas de estabilidade podem resultar em trajetórias imprecisas ou em riscos de colisão com objetos no espaço.
- Condições do Espaço: As condições do espaço ao redor da nave podem desempenhar um papel. Por exemplo, campos gravitacionais intensos, a presença de campos de detritos ou radiação espacial podem dificultar as viagens hiperespaciais.
- Consumo de Energia: O hiperpropulsor pode consumir grandes quantidades de energia. A gestão eficiente de recursos energéticos pode ser um fator crítico.
- Distância a Percorrer: A distância que o jogador precisa percorrer pode afetar a dificuldade do teste. Viagens de longa distância podem ser mais desafiadoras do que viagens curtas.
- Ameaças no Hiperespaço: No hiperespaço, podem existir ameaças como criaturas interdimensionais ou outros perigos. Lidar com essas ameaças pode tornar o teste mais difícil.
- Tecnologia de Auxílio: Itens ou dispositivos de tecnologia de auxílio podem facilitar o teste. Por exemplo, um “computador de navegação hiperespacial avançado” poderia aumentar a precisão das viagens hiperespaciais.
- Nível de Experiência do Personagem: A experiência do personagem como piloto ou navegador hiperespacial pode ser um fator. Personagens mais experientes podem ter mais facilidade em realizar viagens bem-sucedidas.
- Condições de Emergência: Criar a possibilidade de situações de emergência, como falhas no hiperpropulsor ou problemas inesperados no hiperespaço, pode adicionar desafio aos testes.
Definindo um Teste de Viagem FTL:
O Piloto, ao usar Operar Naves, soma ou subtrai dados de acordo com a tabela abaixo:
Potência do Hiperpropulsor | Baixa: -5 Média: 0 Alta: +5 |
Precisão dos Cálculos de Navegação (Teste de Navegação) | Dif: +15 a +20 Reg: +0 a +10 Falha: -5 a -15 |
Estabilidade da Nave | Normal: 0 Danificada: -5 Muito Danificada: -10 |
Condições do Espaço | Conhecidas: 0 Desconhecidas: -10 |
Distâncias | Regional: 0 Setorial: -5 Multisteroial: -10 / -15 |
Tecnologia de Auxílio | Não Viável: -5 Viável: +5 |
Experiência do Piloto | Qualificação 0: -30 a -20 Qualificação 1: -10 Qualificação 2: 0 Qualificação 3: +5 Qualificação 4: +10 |
Soma-se os parâmetros acima e são subtraídos ou somados no Valor do Teste de Navegação para o jogador. Ele então deve tirar um valor abaixo daquele.
Por exemplo: um personagem possui Operar Naves: 45%. Ele fará a viagem em uma nave de Potência Baixa (-5), com cálculos de navegação precisos (+10), com a nave em estabilidade normal (0), para um espaço de condições desconhecidas (-10), a uma distância setorial (-5), com Tecnologia de Auxílio (+5) e Qualificação Nível 2 (0).
Somando-se os valores acima temos: -5. Ou seja, o Piloto fará o Teste de Viagem Hiperespacial (Teste FTL) usando o valor de 40% (resultado de 45% - 05%).
Sucessos e Fatores de Randomicidade
- Sucesso Difícil: Sem efeitos de randomicidade.
- Sucesso Regular: Sorteio de 1 Efeito de Randomicidade com 2 números em 1d10.
- Falha: Efeitos de Falha eSorteio de 2 Efeitos de Randomicidade em 4 números no 1d10.
- Falha Catastrófica: Efeitos de Falha Catastrófica e Sorteio de 2 Efeitos de Randomicidade em 6 números no d10 e mais um efeito automático.
Se o jogador for bem-sucedido no teste, significa que a viagem acontecerá corretamente. Se o personagem for mal-sucedido no teste, o narrador sorteia Randomicidades de Viagem FTL para a nave.
NAVEGAÇÃO
Toda viagem hiperespacial precisa de Dados de Navegação para ser feita. Se algum jogador fizer o Teste de Navegação e for bem-sucedido, ele pode ajudar o Teste de Viagem com valores entre -05 e +20, à critério do narrador.
FATORES DE RANDOMICIDADE
Esses fatores de randomicidade são aplicados durante a viagem ou na chegada, a critério do narrador. Alguns exemplos abaixo:
Desperdício de combustível | Distúrbios mentais | Tripulação com efeitos corporais |
Falhas generalizadas | Histeria coletiva | Danos médios à nave |
Danos graves à nave | Mutações a bordo | Doenças a bordo |
Perda de alimentos e água | Perda de itens em estoque | Alarmes ativados |
Armamento paralisado | Sem escudos | Personagens feridos |
Personagens insanos | Dificuldades na comunicação | Criatura a bordo |
Viagem no tempo acidental | Cópia de objetos | Cópia de pessoas |
Cópia de toda a nave | Enigma cósmico | Contato com Entidade |
Contato com criatura alienígena | Perda de memória coletiva | Perda de memória individual |
Alucinações | Tripulação envelhece | Tripulação rejuvenesce |
Tecnologia abandonada | Asteroide à deriva | Local errado |
Inversão de gravidade temporária | Artefato alienígena | Espaço-Vazio |
Pesadelos coletivos | Fenda espacial | Sonambulismo |
Inversão de Personalidade | Estação espacial abandonada | Desintegração molecular |
Símbolos cósmicos | Inteligência Artificial Insurgente | Abdução alienígena |
Nave fantasma | Percepção alterada | Viajantes espaciais |
Vírus de Computador | Energia viva | Fenda do Conhecimento |
Os efeitos são cumulativos.