ESQUIVA
Esquivar é o ato de evitar um ataque iminente usando a habilidade de Esquiva. A Esquiva é determinada após o lançamento de ataque ser realizado. Se um ataque falhar, não é necessário esquivar. Se o ataque for bem-sucedido, o alvo desse ataque pode optar por esquivá-lo.
Para esquivar, o personagem deve estar ciente do ataque que se aproxima e ser capaz de vê-lo. Determine uma esquiva bem-sucedida da mesma forma que um lançamento de ataque, rolando dados percentuais abaixo da chance de sucesso da habilidade de Esquiva.
Um sucesso especial (descrito abaixo) significa uma esquiva especialmente boa e é necessário para evitar completamente um ataque com um resultado de sucesso especial. É impossível esquivar de armas de fogo ou armas de alta velocidade, embora o mestre do jogo possa permitir que o personagem esquive flechas e armas arremessadas como se a tarefa fosse Difícil (metade do nível normal de habilidade). Nesses casos, presume-se que o personagem viu a intenção do atacante de disparar e simplesmente se esquivou a tempo.